Palestra: Uma Biblioteca Baseada em Anotação para Validação de Campos em Android


Speaker: Wellington Costa Pereira
Submited
Level: Avançado

No desenvolvimento de aplicações em geral, é comum a necessidade de criar formulários a serem preenchidos pelos usuários. E esses formulários sempre possuem algum tipo de validação, seja de obrigatoriedade de algum campo, ou algum campo deve ter um padrão específico (e.g. campo de e-mail). O grande problema é que muitas vezes os códigos de validação são bastante repetitivos, principalmente quando existem vários formulários com comportamentos similares. E no desenvolvimento de aplicações em Android não é diferente.

O objetivo desta palestra é apresentar uma biblioteca Android baseada em anotações e geração automática de código que eu desenvolvi como parte do meu trabalho de conclusão de curso da especialização, que visa aumentar a produtividade no desenvolvimento de aplicativos Android, onde os desenvolvedores apenas mapeiam os campos a serem validados com as anotações definidas pela biblioteca, e através das informações passadas por meio das anotações, a biblioteca se encarrega de gerar todos os códigos para validação dos campos mapeados, permitindo que o desenvolvedor fique responsável em implementar as regras de negócios e outros aspectos referentes ao desenvolvimento de aplicativos Android

Don't repeat yourself. Generate your code!

Single speaker.

Me graduei no Centro Universitário Estácio do Ceará no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atualmente estou concluindo minha especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software na UECE, onde tenho pesquisado principalmente sobre metaprogramação, geração automática de código e model-driven engineering. Atualmente também trabalho na IVIA como desenvolvedor de software.

Not defined.

No tags defined.


comments powered by Disqus