Oficina: Introdução a programação e análise de dados em R


Speaker: Lucas Araujo da Silva
Submited
Level: Básico

O R é uma linguagem de programação multi-paradigma, que conta com orientação a objetos. É possivel que seja uma comparação injusta, mas poderiamos dizer que o que o Matlab representa para a matemática e engenharia, o R representa para a análise de dados. Afinal, ele foi especialmente desenvolvido em 1993 para lidar com análise estatística de dados e construção de gráficos, hoje conta com uma vasta biblioteca de pacotes, que lhe permite incríveis funcionalidades em poucas linhas de comando. Podemos citar uma incontável gama de aplicações do R, tais como: machine learn, métodos numéricos, estatística computacional, otimização, paralelismo, visualização avançada de dados, pacotes de mapas, etc. Além de contar com documentação dos pacotes, suporte e uma comunidade ativa em diversos fóruns na web. 

O R também conta com várias plataformas de publicação como o rpubs, além de possuir um periódico exclusivo para submissão de artigos científicos o: The R Journal.

Ao longo da oficina veremos algumas aplicações interessantes do R, e iremos discutir em quais projetos seria indicado utiliza-lo. Trabalho com R há dois anos no Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC em disciplinas que cursei e em trabalhos de Iniciação Científica que fiz parte. Espero colaborar com a comunidade maracanausense de software livre com mais este projeto.

Single speaker.

Não é necessário um conhecimento prévio em alguma linguagem de programação, esta é uma oficina de introdução.

Acadêmico em Matemática Industrial na Universidade Federal do Ceará.

No tags defined.


comments powered by Disqus